domingo, 19 de setembro de 2010

Site Mais de 50

Atividade mental

Especialistas dizem como estimular o cérebro e melhorar a capacidade motora
Por Viviane d'Avilla
17/09/2010

Pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia como, por exemplo, trocar a mão que se usa para escovar os dentes, mudar o caminho que você pega todos os dias para o trabalho, trocar o seco bom dia com o vizinho por uma conversa mais longa. As atitudes são simples, mas podem estimular o cérebro de qualquer mortal. Tudo é questão de treino, defendem especialistas. E vale a velha regra popular para prevenir as falhas cognitivas: o hábito faz o monge.
A psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva Fátima Velasco garante que é possível prevenir as falhas cognitivas. Defensora da neuróbica, um tipo específico de ginástica para o cérebro, ela afirma que mudar os movimentos rotineiros estimula todos os sentidos. "O objetivo da neuróbica é fazer com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória", explica.
Segundo o neurocientista norte-americano Larry Katz, autor do livro "Mantenha seu Cérebro Vivo", que popularizou a neuróbica, o cérebro também perde sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina.
Para o neurologista da UFRJ Ivan Pascolato, os exercícios são úteis. O que os adeptos precisam saber é que eles ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter em nosso dia a dia, mas essas habilidades em nada se relacionam com a memória.
"Se você é destro e começa a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e, caso um dia tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exercício não significa que você se verá livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remédio, ou algo do gênero", explica Pascolato
 A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. Ações repetidas de forma mecânica e sem atenção são esquecidas em pouco tempo.
O objetivo da neuróbica é fazer o praticante executar de forma consciente as ações que levam a reações emocionais e cerebrais. São exercícios que vão desde ler ao contrário até conversar com o vizinho que nunca dá bom dia, mas que mexem com aspectos físicos, emocionais e mentais do nosso corpo. "São esses hábitos que ajudam a estimular a produção de nutrientes no cérebro desenvolvendo suas células e deixando-o mais saudável", explica Ivan. 
Quanto mais o cérebro é treinado, mais afiado ele ficará. Teste de QI e palavras cruzadas ajudam, mas a neuróbica tem a vantagem de ser mais simples e apresentar resultados satisfatórios. "Em vez de se inscrever em um super desafio de matemática e ficar decorando fórmulas, que tal vestir-se de olhos fechados ou andar de trás para frente?", sugere a especialista.
A proposta da neuróbica é mudar o comportamento rotineiro para "forçar" a memória. Por isso, é recomendável virar fotos de cabeça para baixo para concentrar a atenção ou usar um novo caminho para ir ao trabalho.
O cérebro não vai ser o mesmo dos 20 anos, mas acessar o arquivo de memórias pode ficar mais fácil. "Não dá para aumentar nossa capacidade cerebral, o que acontece é que com os exercícios você consegue ativar áreas do seu cérebro que deixou de usar por falta de treino. Você só estimula o cérebro se o exercita, por isso quem sempre esteve atento a esta questão terá menos problemas de saúde cerebral, como demência e doenças cognitivas, como Alzheimer”, reforça Fátima Velasco.
Manter a memória viva, portanto, depende de medidas e cuidados mais amplos, defende Pascolato. Tanto que ele sugere um estilo de vida mais tranquilo, com alimentação balanceada, sem vícios, e com a prática regular de exercícios físicos.
"A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a auto-estima e deixar a memória a todo vapor", explica o especialista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário